terça-feira, 18 de agosto de 2015

Atividade de Perguntas e Respostas 


A pergunta foi feita pela equipe do blog 1: Em dia com a didática
Pergunta: Que tipos de atitudes um professor poderia tomar para mudar sua prática pedagógica de diretiva para relacional?

Bom, após as discussões em sala e os debates entre os membros da nossa equipe, podemos entender que não é possível ter uma prática completamente voltada para determinada pedagogia, algum traço das outras estarão presentes na prática do docente. Acreditamos que uma boa maneira de tornar aula menos voltada para a pedagogia diretiva seja partir da postura do professor perante a aula. Por exemplo, uma aula em que o professor antes de iniciar determinado conteúdo busque conhecer as concepções alternativas dos alunos sobre este, e a partir dai inicie o conteúdo de modo a desconstruir possíveis conceitos 'errados' e reafirmar os conceitos que estão corretos. 

4 comentários:

  1. Também gostei da resposta de vocês. O professor conhecendo a concepção do aluno, mesmo que essa seja errada, é de extrema importância para iniciar um conteúdo. O professor tem que ter essa interação com seu aluno.

    ResponderExcluir
  2. Resposta bem discutida, ressaltando que cada aula exige do professor posturas híbridas quanto à sua maneira de lidar com o conhecimento e com os seus sujeitos. Bacana, Mariana e Arian, tecendo comentários sobre o conteúdo do blg dos colegas.

    ResponderExcluir
  3. Resposta bem discutida, ressaltando que cada aula exige do professor posturas híbridas quanto à sua maneira de lidar com o conhecimento e com os seus sujeitos. Bacana, Mariana e Arian, tecendo comentários sobre o conteúdo do blg dos colegas.

    ResponderExcluir