Na última aula, foi proposto que cada aluno postasse no blog o que entende por indisciplina e quais suas relações com o contexto do aluno. Assim segue abaixo as minhas reflexões.
Reflexões
acerca da Indisciplina
Brenda
Braga Pereira – 26636
Mas
afinal, o que é indisciplina? Durante as últimas aulas da disciplina de
didática, fomos propostos a debater o assunto de diferentes formas, porém ainda
não sinto que poderia defini-la, de todo modo, é possível que possamos ao menos
caracteriza-la. A Indisciplina está presente na maioria das aulas, há quem diga
que ela é um desrespeito, ou uma quebra as regras. E não é isso? Bom, podemos
dizer que como futuros professores é preciso ir mais a fundo em tal reflexão,
dizer que ela é apenas um desrespeito ou quebra as regras seria muito
superficial. É importante que passemos a compreendê-la como um processo, entender
o porquê de sua existência. Se ela é uma quebra as regras, primeiramente é
necessário compreender quais regras são essas, e quem as criou. A escola? O
professor? Depois é necessário entender o porquê de tais regras e qual a
verdadeira importância delas. É necessário ainda compreender o porquê dessa
quebra, quais os valores envolvidos e o que leva a isso. Se ela é um desrespeito,
é um desrespeito a quem? Por parte de quem? E o que leva a tal desrespeito? Não
é um processo fácil, todavia se torna mais do que necessário, à medida que
somos formados a ser um docente crítico, e que buscamos falar em formar
cidadãos, pessoas pensantes, logo é preciso sair do discurso e executar na
prática.
Quando
falamos em indisciplina, existem fatores envolvidos, o professor não pode
apenas culpar o aluno, como muitas vezes é feito, é preciso que ele reflita e
busque compreender tal aluno como um sujeito. Como dito anteriormente é
necessário saber as causas e o que leva a tal aluno a ser ‘indisciplinado’. De
todo maneira, acredito que não é possível definir o que seja indisciplina, mas
mais importante do que isso é possível refletir acerca, e assim questioná-la, enfrenta-la
e não apenas culpabiliza-la pelos fracassos escolares. Mais importante do que
uma boa resposta, é uma boa pergunta, que não nos dê algo exato e concreto, mas
nos dê a oportunidade de refletir sobre ela, e nos permita a cada reflexão uma
nova visão do assunto.
Para
finalizar, gostaria de deixar algumas outras perguntas relacionadas ao tema,
também não sei se elas tem respostas, mas acredito que vale a reflexão. Às
vezes me pergunto, se depois de saber os porquês, de compreender os fatores
sociais envolvidos e tudo que poderia levar a tal processo é possível ter uma
atitude mais favorável ou positiva com relação a indisciplina. Enfim, depois de
entender o que leva a indisciplina é possível mudar esse quadro? Se sim, de que
maneira?
Importantes reflexões, Brenda e suas perguntas denotam o seu exercício de se afastar de um ato indisciplinar e avaliá-lo no que tem de sinais que os professor deve ler para assumir uma atitude de compreensão que leve a ambos, professor e alunos a um uso pedagógico da situação. A maneira de enfrentar isso depende de cada caso. Intuição é importante.
ResponderExcluirImportantes reflexões, Brenda e suas perguntas denotam o seu exercício de se afastar de um ato indisciplinar e avaliá-lo no que tem de sinais que os professor deve ler para assumir uma atitude de compreensão que leve a ambos, professor e alunos a um uso pedagógico da situação. A maneira de enfrentar isso depende de cada caso. Intuição é importante.
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