sábado, 29 de agosto de 2015

Na última aula, foi proposto que cada aluno postasse no blog o que entende por indisciplina e quais suas relações com o contexto do aluno. Assim segue abaixo as minhas reflexões.

Reflexões acerca da Indisciplina

Brenda Braga Pereira – 26636


Mas afinal, o que é indisciplina? Durante as últimas aulas da disciplina de didática, fomos propostos a debater o assunto de diferentes formas, porém ainda não sinto que poderia defini-la, de todo modo, é possível que possamos ao menos caracteriza-la. A Indisciplina está presente na maioria das aulas, há quem diga que ela é um desrespeito, ou uma quebra as regras. E não é isso? Bom, podemos dizer que como futuros professores é preciso ir mais a fundo em tal reflexão, dizer que ela é apenas um desrespeito ou quebra as regras seria muito superficial. É importante que passemos a compreendê-la como um processo, entender o porquê de sua existência. Se ela é uma quebra as regras, primeiramente é necessário compreender quais regras são essas, e quem as criou. A escola? O professor? Depois é necessário entender o porquê de tais regras e qual a verdadeira importância delas. É necessário ainda compreender o porquê dessa quebra, quais os valores envolvidos e o que leva a isso. Se ela é um desrespeito, é um desrespeito a quem? Por parte de quem? E o que leva a tal desrespeito? Não é um processo fácil, todavia se torna mais do que necessário, à medida que somos formados a ser um docente crítico, e que buscamos falar em formar cidadãos, pessoas pensantes, logo é preciso sair do discurso e executar na prática.
Quando falamos em indisciplina, existem fatores envolvidos, o professor não pode apenas culpar o aluno, como muitas vezes é feito, é preciso que ele reflita e busque compreender tal aluno como um sujeito. Como dito anteriormente é necessário saber as causas e o que leva a tal aluno a ser ‘indisciplinado’. De todo maneira, acredito que não é possível definir o que seja indisciplina, mas mais importante do que isso é possível refletir acerca, e assim questioná-la, enfrenta-la e não apenas culpabiliza-la pelos fracassos escolares. Mais importante do que uma boa resposta, é uma boa pergunta, que não nos dê algo exato e concreto, mas nos dê a oportunidade de refletir sobre ela, e nos permita a cada reflexão uma nova visão do assunto.
Para finalizar, gostaria de deixar algumas outras perguntas relacionadas ao tema, também não sei se elas tem respostas, mas acredito que vale a reflexão. Às vezes me pergunto, se depois de saber os porquês, de compreender os fatores sociais envolvidos e tudo que poderia levar a tal processo é possível ter uma atitude mais favorável ou positiva com relação a indisciplina. Enfim, depois de entender o que leva a indisciplina é possível mudar esse quadro? Se sim, de que maneira?


2 comentários:

  1. Importantes reflexões, Brenda e suas perguntas denotam o seu exercício de se afastar de um ato indisciplinar e avaliá-lo no que tem de sinais que os professor deve ler para assumir uma atitude de compreensão que leve a ambos, professor e alunos a um uso pedagógico da situação. A maneira de enfrentar isso depende de cada caso. Intuição é importante.

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  2. Importantes reflexões, Brenda e suas perguntas denotam o seu exercício de se afastar de um ato indisciplinar e avaliá-lo no que tem de sinais que os professor deve ler para assumir uma atitude de compreensão que leve a ambos, professor e alunos a um uso pedagógico da situação. A maneira de enfrentar isso depende de cada caso. Intuição é importante.

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