segunda-feira, 5 de outubro de 2015

AULA EXPOSITIVA

            Durante uma aula expositiva, o professor se torna o protagonista do processo de ensino e aprendizagem, expondo oralmente determinado conteúdo, mas não podemos confundir o verdadeiro objetivo da aula expositiva, tornando o processo unilateral. A aula expositiva não deve ser realizada de forma mecânica, em que o professor leva os alunos apenas a memorização, apresentando o conhecimento ao aluno como uma verdade absoluta, que não deve ser questionada ou dialogada.
            Quando bem planejada e executada, a aula expositiva se torna um excelente método educacional, podendo ser inseridos nela recursos didáticos, que tornam a aula mais interessante e atrativa para os alunos. O educador é o mediador entre o conhecimento e o aluno, ele deve conduzir os alunos por um raciocínio, para que em conjunto, construam o saber de forma significativa.
            Para que a aula seja realmente bem sucedida, é necessário que o professor considere os conhecimentos prévios de seus alunos, relacionando o conteúdo abordado com o meio em que os alunos estão inseridos e sua prática social, contextualizando, problematizando e sistematizando, tornando a aula expositiva um procedimento dialogado, promovendo a troca de conhecimento e experiências entre o aluno e professor, levando o aluno a questionar e a refletir.
            O planejamento de aula e o domínio do conteúdo, são indispensáveis para a prática docente, desta forma, o professor possui maior segurança para abordar determinados assuntos, conduzir e orientar os alunos durante a exposição do conhecimento. A escolha dos instrumentos adequados para a realização da aula é também necessária, a aula expositiva deve acontecer de forma dialogada, para que os alunos possam se sentir atraídos pelo assunto abordado e estimulados a participarem da aula, expondo suas dúvidas e reflexões a respeito do conteúdo.

            Ao final da aula expositiva, é importante que o professor realize uma avaliação do que foi aprendido por meio de outras atividades. Além disso, o educador deve se auto avaliar, observando o retorno dos alunos, buscando melhorar sua capacidade comunicativa e sua prática pedagógica.

Por: Letícia Dias Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário