AULA EXPOSITIVA
Durante uma aula expositiva, o professor se torna o
protagonista do processo de ensino e aprendizagem, expondo oralmente
determinado conteúdo, mas não podemos confundir o verdadeiro objetivo da aula
expositiva, tornando o processo unilateral. A aula expositiva não deve ser
realizada de forma mecânica, em que o professor leva os alunos apenas a memorização,
apresentando o conhecimento ao aluno como uma verdade absoluta, que não deve
ser questionada ou dialogada.
Quando bem planejada e executada, a aula expositiva se
torna um excelente método educacional, podendo ser inseridos nela recursos
didáticos, que tornam a aula mais interessante e atrativa para os alunos. O
educador é o mediador entre o conhecimento e o aluno, ele deve conduzir os
alunos por um raciocínio, para que em conjunto, construam o saber de forma
significativa.
Para que a aula seja realmente bem sucedida, é necessário
que o professor considere os conhecimentos prévios de seus alunos, relacionando
o conteúdo abordado com o meio em que os alunos estão inseridos e sua prática
social, contextualizando, problematizando e sistematizando, tornando a aula
expositiva um procedimento dialogado, promovendo a troca de conhecimento e
experiências entre o aluno e professor, levando o aluno a questionar e a
refletir.
O planejamento de aula e o domínio do conteúdo, são
indispensáveis para a prática docente, desta forma, o professor possui maior
segurança para abordar determinados assuntos, conduzir e orientar os alunos
durante a exposição do conhecimento. A escolha dos instrumentos adequados para
a realização da aula é também necessária, a aula expositiva deve acontecer de
forma dialogada, para que os alunos possam se sentir atraídos pelo assunto
abordado e estimulados a participarem da aula, expondo suas dúvidas e reflexões
a respeito do conteúdo.
Ao final da aula expositiva, é importante que o professor
realize uma avaliação do que foi aprendido por meio de outras atividades. Além
disso, o educador deve se auto avaliar, observando o retorno dos alunos,
buscando melhorar sua capacidade comunicativa e sua prática pedagógica.
Por: Letícia Dias Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário