Resumo: Psicopedagogia e a influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
O processo ensino-aprendizagem,
acontece por meio da interação professor/aluno, a qualidade dessa relação,
muitas vezes determina o sucesso ou não desse processo, a ocorrência de uma
aprendizagem significativa, vai depender das intervenções e do ambiente que o
professor cria.
A
psicopedagogia tem a finalidade de prever, diagnosticar e tratar problemas de
aprendizagem escolar. Os aspectos afetivos possibilitam que os alunos se sintam
bem na escola, dessa forma terão interesse e prazer em estudar e realizar as
atividades propostas. O lúdico possui grande importância na educação infantil e
séries iniciais, permitindo que os alunos adquiram novos conhecimentos, habilidades
e valores. A educação infantil deve proporcionar relações afetivas, situações
de cuidado e motivação, por meio de brincadeiras, ensino contextualizado,
desenvolvimento do respeito, confiança e relações interpessoais.
Para um ensino eficiente, não basta
o professor ter conhecimento de diversas metodologias de ensino, é necessário
que ele compreenda o aluno e suas características emocionais, sociais,
cognitivas e de personalidade, para que consiga o motivar a partir do ambiente
que estão inseridos e das características individuais do aluno.
A afetividade deve estar sempre
presente na relação professor/aluno, como elemento central no processo de
aprendizagem. Os alunos que vivem uma boa relação afetiva, são mais
disciplinados, interessados e seguros, apresentando maior desenvolvimento
cognitivo e compreensão do meio e das pessoas que o cercam. Nesse sentido, o
professor é responsável por manter essa boa relação, proporcionando ao aluno,
um ambiente que permita espontaneidade e a comunicação dialógica entre
professor/aluno/família.
As
aulas precisam ser planejadas e refletidas, de forma que o aluno e professor se
sintam motivados e envolvidos em uma relação afetiva que permite respeitar a
individualidade de cada um.
REFERÊNCIA
PIVA, J. E. M. Psicopedagogia e a influência da afetividade
no processo ensino-aprendizagem. Revista de educação do IDEAU, Rio Grande do
Sul, v.5, n.10, Janeiro/Junho 2010
Importante o resumo ter ressaltado o papel e o lugar da motivação não apenas do aluno, mas do professor para que haja abertura e predisposição ao aprendizado. Muito bom!
ResponderExcluirImportante o resumo ter ressaltado o papel e o lugar da motivação não apenas do aluno, mas do professor para que haja abertura e predisposição ao aprendizado. Muito bom!
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