segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Resumo: Psicopedagogia e a influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem.



                O processo ensino-aprendizagem, acontece por meio da interação professor/aluno, a qualidade dessa relação, muitas vezes determina o sucesso ou não desse processo, a ocorrência de uma aprendizagem significativa, vai depender das intervenções e do ambiente que o professor cria.
                A psicopedagogia tem a finalidade de prever, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem escolar. Os aspectos afetivos possibilitam que os alunos se sintam bem na escola, dessa forma terão interesse e prazer em estudar e realizar as atividades propostas. O lúdico possui grande importância na educação infantil e séries iniciais, permitindo que os alunos adquiram novos conhecimentos, habilidades e valores. A educação infantil deve proporcionar relações afetivas, situações de cuidado e motivação, por meio de brincadeiras, ensino contextualizado, desenvolvimento do respeito, confiança e relações interpessoais.
                Para um ensino eficiente, não basta o professor ter conhecimento de diversas metodologias de ensino, é necessário que ele compreenda o aluno e suas características emocionais, sociais, cognitivas e de personalidade, para que consiga o motivar a partir do ambiente que estão inseridos e das características individuais do aluno.
                A afetividade deve estar sempre presente na relação professor/aluno, como elemento central no processo de aprendizagem. Os alunos que vivem uma boa relação afetiva, são mais disciplinados, interessados e seguros, apresentando maior desenvolvimento cognitivo e compreensão do meio e das pessoas que o cercam. Nesse sentido, o professor é responsável por manter essa boa relação, proporcionando ao aluno, um ambiente que permita espontaneidade e a comunicação dialógica entre professor/aluno/família.

                As aulas precisam ser planejadas e refletidas, de forma que o aluno e professor se sintam motivados e envolvidos em uma relação afetiva que permite respeitar a individualidade de cada um. 

REFERÊNCIA

PIVA, J. E. M. Psicopedagogia e a influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem. Revista de educação do IDEAU, Rio Grande do Sul, v.5, n.10, Janeiro/Junho 2010 

2 comentários:

  1. Importante o resumo ter ressaltado o papel e o lugar da motivação não apenas do aluno, mas do professor para que haja abertura e predisposição ao aprendizado. Muito bom!

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  2. Importante o resumo ter ressaltado o papel e o lugar da motivação não apenas do aluno, mas do professor para que haja abertura e predisposição ao aprendizado. Muito bom!

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